Nossa parceria é com a Universidad Columbia del Paraguay: “LA PRIMEIRA, LA MEJOR”
A UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY é uma Universidade privada, com mais de 80 anos de história.
É a primeira universidade de caráter laico do Paraguai, uma das mais prestigiadas do país, e reconhecidas pela busca contínua por excelência acadêmica. Desde a sua criação, a Columbia aceitou os desafios de fomentar a internacionalização e oferecer educação e informação da mais alta qualidade, comparáveis às melhores universidades do mundo. Buscando o seu aperfeiçoamento contínuo, a UCP está sempre antenada com os mais recentes avanços tecnológicos em Educação, e proporcionando aos seus alunos, uma excelente infraestrutura de suporte acadêmico. Já passaram pela UCP mais de 200 mil alunos, entre programas de graduação e pós-graduação.

As aulas acontecem por imersão, sempre no período do recesso escolar, em Janeiro e Julho, por aproximadamente duas semanas. Os encontros acontecem de segunda a sexta de 8h às 21h, e aos sábados, de 8h às
17h.  O processo de orientação de tese, que compõe boa parte da carga horária do programa, poderá ser realizada de maneira virtual. Em função da Pandemia, as aulas neste período, puderam ser realizadas por ferramentas digitais, por força de resolução do CONES (Consejo Nacional de Educación Superior del Paraguay). 

O Paraguai é o único país na América do sul, fora o Brasil, onde é possível ter aulas, realizar trabalhos acadêmicos e desenvolver a sua pesquisa científica português, mesmo o espanhol sendo um idioma nativo. Isto acontece porque a língua portuguesa também é um idioma oficial do MERCOSUL. As produções acadêmicas, inclusive a defesa da Dissertação ou Tese, podem ser realizadas em português, seguindo as normas da ABNT.

Os programas são reconhecidos pelo MEC do Paraguai, assim como possuem documento respaldatório emitido pelo CONES (Consejo Nacional de Educación Superior del Paraguy – órgão responsável pela regulamentação do curso, similar ao CNE no Brasil). Dessa forma, após a obtenção do título, como qualquer outro diploma estrangeiro, é possível ingressar com o pedido de reconhecimento de título, através do portal Carolina Bori, e submeter o pedido para as Universidades aderentes, reconhecidas pelo MEC do Brasil. As Universidades Brasileiras seguem a resolução CNE/MEC N.º 2 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2024. 

Os documentos comprobatórios do título de Mestrado ou Doutorado deverão ser legalizados, primeiramente, pelo Ministério da Educação do Paraguai, que reconhece as assinaturas das autoridades que assinam os documentos. Depois, pelo Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, instituição responsável pelo processo de apostilamento com base na Convenção de Haia, que atesta a veracidade de toda documentação, e produz efeitos legais no Brasil. A partir daí, funciona como qualquer diploma estrangeiro: a solicitação para o reconhecimento de título deverá ser requerida pelo portal Carolina Bori, a uma universidade brasileira aderente, seguindo o principal marco legal do processo: RESOLUÇÃO Nº. 2 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2024. 

Sim, auxiliamos com as orientações pertinentes ao processo de reconhecimento de título. Porém, o processo administrativo é realizado pelo interessado, diretamente pelo Portal Carolina Bori, e não pelo Instituto IDEIA. São as próprias IES (Instituição de Ensino Superior) que decidem sobre os valores cobrados, e todas devem seguir a Resolução CNE/MEC N.º 2 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2024.  

Muitos pesquisadores já fizeram pedidos de reconhecimento de títulos bem sucedidos nas seguintes Universidades: UFRPE; UFU; UFRJ; UFPB; UFPE; UFRN; UFAL; UFOP dentre inúmeras outras. Outra informação importante, é que também as universidades privadas podem efetuar o processo de reconhecimento de título de mestrado ou doutorado, como já ocorreu pela Universidade Católica de Petrópolis, UNIUBE, Universidade Positivo entre outras. É possível consultar pelo Portal Carolina Bori, todos os reconhecimentos já deferidos no Brasil, dos programas da Universidad Columbia sel Paraguay. 

Sim, é uma exigência do Governo do Paraguai requerer VISTO DE RESIDÊNCIA TEMPORÁRIA, tal qual geralmente ocorre em qualquer país, já que o motivo da viagem tem finalidade
acadêmica, e não turística. O Visto pode e deve ser requerido diretamente no Paraguai, durante o 1º período de aulas e poderá ser exigido pelas autoridades paraguaias, pela Universidad Columbia, e para comprovar a assiduidade nos módulos presenciais no processo administrativo de reconhecimento do Título de Mestrado ou Doutorado.
Atenção: Não confundir o VISTO DE RESIDÊNCIA TEMPORÁRIA, com visto de entrada no país, pois esse não é exigido para brasileiros. 

É recomendado ingresso no país com o passaporte, para comprovar em posterior processo de reconhecimento a presença no Paraguai. Porém, é obrigatório apresentar a Carteira de Identidade Brasileira, com a data de expedição inferior a 10 anos. Caso ingresse com o RG, será entregue pelo serviço de imigração um protocolo de entrada no Paraguai. Você deverá fazer uma fotocópia autenticada em cartório no Paraguai, e guardá-la para comprovação da sua presença no país, pois a original deverá ser devolvida ao serviço de imigração na saída do Paraguai.
Atenção: CNH, CREA, OAB, CRM, Carteira de Identidade Militar, entre outros documentos, mesmo que tenham validade em território nacional, não serão aceitos sob risco de a imigração não autorizar a sua entrada no Paraguai.

Para ingressar nos cursos, o candidato deve verificar se a sua formação em nível de graduação, possui no mínimo, 2.700 horas de atividades acadêmicas em qualquer área, e demonstrar na sua Carta de Intenções os motivos pelos quais deseja realizar este curso, as expectativas com relação ao programa e falar sobre o tema que deseja desenvolver o seu trabalho de pesquisa.

plugins premium WordPress