Logo.IDEIA.20.300x127
Nossa parceria é exclusiva, com a Universidad Columbia del Paraguay: “LA PRIMEIRA, LA MEJOR” A UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY é uma Universidade privada, com 77 anos de história. É a primeira universidade de caráter laico do Paraguai, uma das mais prestigiadas do país, e reconhecidas pela busca contínua por excelência acadêmica. Desde a sua criação, a Columbia aceitou os desafios de fomentar a internacionalização e oferecer educação e informação da mais alta qualidade, comparáveis às melhores universidades do mundo. Buscando o seu aperfeiçoamento contínuo, a UCP está sempre antenada com os mais recentes avanços tecnológicos em Educação, e proporcionando aos seus alunos, uma excelente infraestrutura de suporte acadêmico. Já passaram pela UCP mais de 200 mil alunos, entre programas de graduação e pós-graduação.
As aulas acontecem sempre no período do recesso escolar, em Janeiro e Julho, por aproximadamente duas semanas. Os encontros acontecem de Segunda a Sexta de 8h às 21h, e aos sábados, de 8h às 17h. A dinâmica é intensiva e propicia o cumprimento da carga horaria total de 700h de atividades.
O Paraguai é o único país na América do sul, fora o Brasil, onde é possível ter aulas, realizar trabalhos acadêmicos e desenvolver a sua pesquisa científica português, mesmo o espanhol sendo um idioma nativo. Isto acontece porque a língua portuguesa também é um idioma oficial do MERCOSUL. As produções acadêmicas, inclusive a defesa da Dissertação ou Tese, podem ser realizadas em português, seguindo as normas da ABNT.
Os programas são reconhecido pelo MEC paraguaio, assim como registrado no CONES (Conselho Nacional de Educação Superior – órgão responsável pela regulamentação do curso, similar ao CNE no Brasil). O MEC do Brasil não possui atribuição para legislar em programas internacionais, por uma questão de respeito à soberania de cada país. Dessa forma, como qualquer diploma estrangeiro, é possível sim ter seu título reconhecido por uma Universidade Brasileira, reconhecida pelo MEC.
Nós temos um escritório de apoio em Assunção, que cuida para que o seu título de Mestrado ou Doutorado chegue até você chancelado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, e ainda apostilado com base na Convenção de Haia, atestando a legalidade do título e de seu curso. A partir daí, funciona como qualquer diploma estrangeiro: a solicitação para o reconhecimento de título pode ser requerida com toda documentação anexada ao Diploma, diretamente em qualquer Universidade, pública ou privada, que possua curso de Pós graduação stricto sensu correlato ao seu, ou reconhecidos e avaliados na mesma área de conhecimento, em nível equivalente ou superior, como garantem as Normas para revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros (PORTARIA NORMATIVA No 22 de 13 de dezembro de 2016 – CNE / CES). E saiba: O reconhecimento do título é um direito seu e de qualquer cidadão brasileiro, e não um favor das Universidades para você.

Sim, porém o processo administrativo é realizado pelo interessado, na Universidade que este desejar obter o reconhecimento, e não pelo Instituto IDEIA. São as próprias IES que decidem sobre os valores cobrados, e todas devem obedecer ao prazo de 180 dias para finalizar o processo. O Instituo Ideia orienta seus alunos no que diz respeito aos procedimentos oficiais.

Muitos pesquisadores já fizeram pedidos de reconhecimento de títulos bem sucedidos nas IES: UFRPE; UFU; UFRJ; UFPB; UFPE; UFRN; UFAL; UFOP dentre inúmeras outras. Outra informação importante, é que também as universidades privadas podem efetuar o processo de reconhecimento de título de mestrado ou doutorado. O reconhecimento de título mais recente, foi realizado pela Universidade Católica de Petrópolis, no RJ.
Sim, é uma exigência do Governo do Paraguai requerer VISTO DE RESIDÊNCIA TEMPORÁRIA, tal qual geralmente ocorre em qualquer país, já que o motivo da viagem tem finalidade acadêmica, e não turística. O Visto pode e deve ser requerido diretamente em Assunção durante o 1o período de aulas e poderá ser exigido pelas autoridades paraguaias, pela Universidad Columbia, e para comprovar a assiduidade nos módulos presenciais no processo administrativo de reconhecimento do Título de Mestrado ou Doutorado. Atenção: Não confundir o VISTO DE RESIDÊNCIA TEMPORÁRIA, com visto de entrada no país, pois esse não é exigido para brasileiros. Pergunte-nos tudo, vamos lhe orientar.
É recomendado ingresso no país com o passaporte, para comprovar em posterior processo de reconhecimento a presença no Paraguai. Porém, é obrigatório apresentar a Carteira de Identidade Brasileira, com a data de expedição inferior a 10 anos. Caso ingresse com o RG, será entregue pelo serviço de imigração um protocolo de entrada no Paraguai. Você deverá fazer uma fotocópia autenticada em cartório no Paraguai, e guardá-la para comprovação da sua presença no país, pois a original deverá ser devolvida ao serviço de imigração na saída do Paraguai. Atenção: CNH, CREA, OAB, CRM, Carteira de Identidade Militar, entre outros documentos, mesmo que tenham validade em território nacional, não serão aceitos sob risco de a imigração não autorizar a sua entrada no Paraguai.
Para ingressar nos cursos, o candidato deve verificar se a sua formação em nível de graduação, possui no mínimo, 2.700 horas de atividades acadêmicas em qualquer área, e demonstrar na sua Carta de Intenções os motivos pelos quais deseja realizar este curso, as expectativas com relação ao programa e falar sobre o tema que deseja desenvolver o seu trabalho de pesquisa.
plugins premium WordPress