Logo.IDEIA.20.300x127

Edital para Defesas de Dissertação
ou Tese a partir de Outubro de 2024

Prazo: até 31.05.2024 (às 17h00) ou até atingir o limite máximo de inscrições

(Inscrições Limitadas)

DEFESA REMOTA-PRESENCIAL

O FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE DEFESA deverá ser preenchido através do site https://institutoideia.org/inscricao-defesa-a-partir-de-outubro-2024 do Instituto IDEIA, anexando obrigatoriamente:
 
1. DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO – CARTEIRA DE IDENTIDADE CIVIL (RG); não serão aceitos documentos como CNH, PASSAPORTE, CARTEIRA DE CLASSE, etc. (caso ocorra mudança de nome, por qualquer motivo justificado, será necessário a apresentação do documento de identificação civil atualizado, certidão de casamento e/ou nascimento e carta de próprio punho explicando a mudança e solicitando a troca no sistema da universidade; esta carta deve estar assinada e com firma reconhecida).
Obs.: As duas faces do RG deverão ser encaminhadas em uma única página e em um único arquivo PDF
 
2.VISTO DE RESIDÊNCIA TEMPORÁRIO/PERMANENTE (VIGENTE/VÁLIDO) com data de vencimento até no mínimo  31 de dezembro de 2024  (inclusive);
2.1 A carteirinha do visto de residência temporário/permanente vigente/válido é condicionante para efetuar a inscrição;
2.2 A Universidade não libera a defesa de alunos que não possuem a carteirinha do visto de residência temporário/permanente; 
2.3 Não serão aceitas as inscrições realizadas com protocolo de visto de residência temporário/permanente (inscrição será indeferida). Portanto, alunos que ainda NÃO possuem, ou estejam com o documento VENCIDO para a defesa a partir de outubro de 2024, deverão providenciá-lo com a devida antecedência, para que no momento da inscrição já possam ter regularidade documental;
2.4 O Aluno que eventualmente possua visto temporário VENCIDO ou VIGENTE/VÁLIDO, com prazo de validade anterior a 31 de dezembro de 2024, deverá fazer contato prévio com a secretaria@institutoideia.org antes de realizar a inscrição, para maiores informações e assinatura do termo de responsabilidade.
Obs.: As duas faces do visto temporário/permanente deverão ser encaminhadas em uma única página e em um único arquivo PDF
 
3. DIPLOMA e HISTÓRICO DE GRADUAÇÃO (LICENCIATURA OU BACHARELADO) ORIGINAIS APOSTILADOS com base no TRATADO DE HAIA (no país de origem da universidade), com carga horária de no mínimo 2700 horas. Para cursos de graduação realizados em universidades fora dos países membros do MERCOSUL, deverão ter o reconhecimento de título no CONES do Paraguai.

Obs.: Todas as faces do diploma de graduação deverão ser encaminhadas em um único arquivo PDF e  todas as faces do histórico de graduação deverão ser encaminhadas em um único arquivo PDF.  

4. DIPLOMA e HISTÓRICO DE MESTRADO ORIGINAIS APOSTILADOS, com base no TRATADO DE HAIA (no país de origem da universidade). Para cursos de MESTRADO realizados em universidades fora dos países membros do MERCOSUL, deverão ter o reconhecimento de título no CONES do Paraguai. (para quem defenderá o curso de doutorado)
Obs.: Todas as faces do diploma de mestrado deverão ser encaminhadas em um único arquivo PDF e  todas as faces do histórico de mestrado deverão ser encaminhadas em um único arquivo PDF.
 
Atenção: Lembramos também sobre as políticas de envio: todas as faces dos documentos deverão ser escaneadas por uma impressora (em resolução de 600 dpi). Esclarecemos que este envio digital não exime o aluno da obrigatoriedade da entrega da cópia autenticada em escribania paraguaia destes documentos, quando assim  a universidade solicitar. 

INFORMAÇÕES E PRAZOS

IMPORTANTE:  
  • O INSTITUTO IDEIA Internacional se reserva o direito de limitar o mínimo e o máximo de defesas, respeitada a ordem de chegada das inscrições, assim se reserva o direito da marcação da data/periodo de defesa.
  • O link de inscrição para defesa também estará disponível no site: https://institutoideia.org/area-academica/ .
  • Apenas o preenchimento do formulário vinculado a este Edital não garante a sua PRÉ-INSCRIÇÃO, e nem sua INSCRIÇÃO, no processo de defesa.
  • A sua PRÉ-INSCRIÇÃO no processo de defesa a partir de outubro de 2024, após verificação de documentos recebidos pelo formulário, será confirmada através de email do endereço defesas@institutoideia.org
  • Para finalizar a sua INSCRIÇÃO é necessário realizar contato com o setor financeiro, financeiro@institutoideia.org ou (21) 2018-5927. A INSCRIÇÃO no processo de defesa somente é confirmada após acordo com o setor financeiro.
  • O acordo com o setor financeiro não garante o deferimento da defesa e estará sujeito ao cumprimento dos demais prazos e etapas estabelecidos no Edital.
  • INSTITUTO IDEIA Internacional se reserva o direito de não aceitar solicitações de defesa que NÃO OBEDEÇAM às exigências estabelecidas neste documento.
  • A entrega de sua documentação Pós-Defesa, geralmente é a partir de 12 meses, após a aprovação da defesa – salvo casos extras,como foi o período da Pandemia.

DICA: Após o envio do formulário e documentos anexos, consulte a Secretaria do INSTITUTO IDEIA INTERNACIONAL (através do e-mail secretaria@institutoideia.org), para qualquer outra informação adicional.

Obs.: O não cumprimento de algum item acima informado acarretará no indeferimento da inscrição para defesa a partir de outubro de 2024. 

II.PENDÊNCIA FINANCEIRA:
Após a comunicação pelo Instituto IDEIA Internacional, o aluno terá até 48 horas para fechar acordo sobre pagamento de obrigações financeiras referente a defesa.
 
DICA: Após o recebimento do email confirmando sua PRÉ-INSCRIÇÃO, entre em contato com o Departamento Financeiro (financeiro@institutoideia.org), para ter ciência de sua vida financeira, ver débitos não quitados – quando existirem -, e outros eventuais pagamentos e encargos que compõem os custos de Defesa. Assim, você terá mais tempo para resolver qualquer problema que possa existir!!! Até a entrega do trabalho de pesquisa e carta/termo (31/07/2024), o aluno deverá ter pago pelo menos 40% do combo de defesa (o cancelamento da defesa por parte do aluno após envio do trabalho, implica na perda deste valor, pois refere-se à banca examinadora de defesa, tendo em vista o comprometimento dos examinadores com a leitura e avaliação do trabalho). Com relação à quitação das parcelas do curso, condição obrigatória para defesa, independente de existirem parcelas vencidas ou a vencer, a quitação total deverá ocorrer até a data limite de entrega do trabalho de pesquisa e carta/termo (31/07/2024). Os demais 60% do combo de defesa, deverão, OBRIGATORIAMENTE, serem totalmente quitadas até 05/09/2024. ATENÇÃO: O NÃO CUMPRIMENTO DO PAGAMENTO DA QUITAÇÃO E DOS 40% DO COMBO DE DEFESA ATÉ O DIA 31/07/2024 E/OU O NÃO CUMPRIMENTO DO PAGAMENTO DOS 60% RESTANTES DO COMBO ATÉ O DIA 05/09/2024, ACARRETARÁ NO INDEFERIMENTO DE SUA DEFESA.
 
Obs.: O não cumprimento de algum item acima informado acarretará no indeferimento da inscrição para defesa a partir de outubro de 2024.
 
III. PENDÊNCIA ACADÊMICA:
 

Após a comunicação pelo INSTITUTO IDEIA INTERNACIONAL, o aluno terá até 48 horas para regularizar a entrega de eventuais artigos acadêmicos pendentes.

IMPORTANTE:  Tais artigos deveriam ter sido entregues como atividades a serem cumpridas durante o curso, conforme estabelecido em Resolução correspondente, disponível no Portal do Aluno na opção Mural do Aluno.
 
DICA: Após o envio do formulário, consulte a Coordenação Acadêmica do Instituto IDEIA Internacional (através do e-mail  apoio.academico@institutoideia.org), para qualquer outra informação adicional sobre entrega de artigos.
 
Obs.: O não cumprimento de algum item acima informado acarretará no indeferimento da inscrição para defesa a partir de outubro de 2024.

Os documentos CARTA DE AVAL DO TUTOR PARA DEFESA, TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA DEFESA e o ARQUIVO DIGITAL da DISSERTAÇÃO/TESE COM CAPA DURA, deverão ser enviados no formato PDF – em conformidade com os modelos disponíveis no Portal do Aluno na opção Mural do Aluno, para o email defesas@institutoideia.org

Lembramos também sobre as políticas de envio: todas as faces da carta e do termo deverão ser escaneadas por uma impressora (em resolução de 600 dpi). Em um único arquivo PDF, deverão ser encaminhadas todas as faces da carta de aval e em um único arquivo PDF, deverão ser encaminhadas todas as faces do termo de responsabilidade, incluindo os reconhecimentos de firma.

 
IMPORTANTE:
 
  • Os documentos (Carta de Aval do Tutor para Defesa e arquivo com Dissertação ou Tese em PDF) deverão ser encaminhados SOMENTE pelo Orientador/Tutor de seu estudo (ratificamos que não será aceito o envio de tais documentos pelo aluno).
  • Termo de Responsabilidade para Defesa deverá ser enviado pelo Aluno (ratificamos que não será aceito o envio de tal documento pelo orientador).
  • Não serão aceitos documentos, como Carta de Aval e Termo de Responsabilidade para Defesa, que não estejam em conformidade com os modelos disponíveis no Portal do Aluno, na opção Mural do Aluno
  • Tese/Dissertação deverá conter obrigatoriamente a página com o título do trabalho de pesquisa e demais informações no idioma espanhol, em conformidade com o modelo disponível no Portal do Aluno na opção Mural do Aluno. O título em espanhol informado será utilizado para o registro oficial em toda a correspondente documentação pós-defesa.
  • Caso o tutor do aluno não tenha sido designado pelo INSTITUTO IDEIA INTERNACIONAL, será obrigatório o envio da seguinte documentação do orientador: cédula de identidade, diploma e histórico do doutorado, contrato de prestação de serviço com firma reconhecida entre aluno e orientador.
  • O arquivo digital da Dissertação/Tese com a capa dura serão os arquivos a serem enviados para impressão na gráfica (não será aceito nenhuma nova versão dos documentos enviados).

DICA: Os modelos de documentos (Carta de Aval, Termo de Responsabilidade e Capa Dura) encontram-se disponíveis no PORTAL DO ALUNO na opção MURAL DO ALUNO.

Obs.: O não cumprimento de algum item acima informado acarretará no indeferimento da inscrição para defesa a partir de outubro de 2024.

DATA DE DEFESA – A divulgação da data de sua apresentação ocorrerá em até 30 dias antecedentes ao início do período de defesas, que será desenvolvido conforme exposto no calendário. A marcação da defesa de cada aluno é prerrogativa da Universidad Columbia del Paraguay, em conjunto com o INSTITUTO IDEIA INTERNACIONAL, em função de múltiplas variáveis, inclusive da disponibilidade de bancas.
 
DICA: As defesas a partir de outubro de 2024 serão no formato remoto-presencial, conforme autorizado pela Resolução da Reitoria da Universidad Columbia del Paraguay N° 127/2023 disponível no PORTAL DO ALUNO na opção MURAL DO ALUNO.
 
BOA SORTE!
Equipe do Instituto IDEIA Internacional

TERMOS E CONDIÇÕES

    1. Aconselhamos a leitura atenta, das RESOLUÇÕES com pertinência às defesas e os ‘REGLAMENTO TESIS MAESTRÍA/DOCTORADO’. Em especial, atenção quanto ao número mínimo de páginas dos trabalhos e tempo para apresentação e requisitos/condições para emissão dos documentos carta/termo. Informações disponíveis em seu PORTAL DO ALUNO na opção MURAL DO ALUNO. 
    2. Os documentos para defesa, tese/dissertação, carta e termo, deverão ser enviados exclusivamente para o seguinte e-mail: defesas@institutoideia.org , de acordo com as condições citadas no ponto IV. Documentos encaminhados para outros e-mails e/ou fora do prazo serão desconsiderados.
    3. Entende-se por Documentos Pós-Defesa – Folha de Aprovação; Ata de Defesa; Diploma; Histórico; Programa Foliado; Constância de Vinculação do Tutor.
      Tramitação de Documentos – Legalizações e Apostilamentos dos documentos Pós-Defesa, junto ao MEC-PYMinistério de Educación y Ciencias e MRE- PYMinistério de Relaciones Exteriores, garantindo a validade dos documentos no Brasil, em conformidade com a legislação.
    4. A Constância de Vinculação do Tutor somente poderá ser emitida mediante a apresentação de documentação completa do orientador (Documento de Identificação Civil, Diploma e Histórico do Doutorado, Contrato de Prestação de Serviço com reconhecimento de firma do aluno e do tutor), caso o tutor não tenha sido designado pelo Instituto Ideia Internacional.
    5. O INSTITUTO IDEIA INTERNACIONAL se reserva o direito de limitar o  número  mínimo e o máximo de defesas, respeitada a ordem de chegada das inscrições.
    6. O INSTITUTO IDEIA INTERNACIONAL se reserva o direito de não aceitar solicitações de defesa que NÃO OBEDEÇAM qualquer data e/ou NÃO CUMPRAM às exigências estabelecidas neste Edital.
    7. Somente preencha o presente formulário solicitando marcação de defesa, após ter certeza, em comum acordo com seu Tutor, da efetiva conclusão de sua dissertação ou tese em tempo hábil.
    8. Para realização da defesa não poderão existir pendências documentais, consulares, acadêmicas e/ou financeiras junto à UNIVERSIDADE e/ou ao INSTITUTO IDEIA INTERNACIONAL.
    9. Caso o aluno, após o envio do trabalho, solicitar o cancelamento da defesa ou não cumprir as condições descritas neste Edital, perderá os 40% do combo de defesa referentes à banca examinadora de defesa, tendo em vista o comprometimento dos examinadores com a leitura e avaliação do trabalho.
    10. Após a publicação do calendário de defesa de cada aluno, não há possibilidade de qualquer mudança no agendamento das defesas, devido ao comprometimento dos membros da mesa examinadora e de sua disponibilidade. O INSTITUTO IDEIA INTERNACIONAL e a UNIVERSIDADE se reservam o direito de estipular critérios para o agendamento das defesas de cada um dos alunos inscritos.
    11. O aluno se compromete a cumprir os prazos determinados pelo Instituto IDEIA Internacional para a realização dos pagamentos obrigatórios para defesa e a entrega de documentos pessoais (citados no ponto I), exemplares aos membros da Banca, assim como outros prazos que sejam necessários, incluindo a entrega dos documentos de defesa: (citados no ponto IV) e também a  entrega dos documentos correspondentes ao tutor, para que o tutor possa entregar ao Instituto Ideia Internacional . O não cumprimento dos prazos por parte do aluno e/ou do tutor acarretará no indeferimento da inscrição para defesa.
    12. Após o envio do trabalho, não será aceito nenhuma nova versão dos documentos (citados no ponto IV) enviados.
    13. Não serão considerados os documentos enviados para outro e-mail ou fora do prazo, que não sejam os aqui estabelecidos.
    14. Considerando o caráter soberano da Banca, a decisão da mesma é irrevogável.
    15. O aluno se compromete a não efetuar qualquer alteração no título da dissertação ou tese registrado no formulário de defesa, sem anuência de seu tutor e sem comunicação oficial ao Instituto Ideia Internacional. O título do trabalho registrado no formulário de defesa deve estar idêntico ao título na dissertação/tese, na carta de aval do tutor e termo de responsabilidade (inclusive abreviações, pontos, vírgulas, hífen, dois pontos, etc.). 
    16. Não será aceito termo de responsabilidade que contenha informações contrárias aos documentos pessoais citados no ponto I.
    17. O aluno declara ter pleno conhecimento das regras de defesa, incluindo tempo para tal, assim como estabelecido em ‘REGLAMENTO TESIS MAESTRÍA/DOCTORADO’.
    18. O aluno declara ter ciência de que a defesa será no formato remoto-presencial, conforme autorizado pela Resolução da Reitoria da Universidad Columbia del Paraguay N° 127/2023, e que deverá comparecer na sala remota, no dia e horário marcado, com antecedência de 60 minutos.
    19. O aluno declara ciência de que não poderá impetrar qualquer tipo de remédio constitucional ou qualquer tipo de ação judicial já que, a jurisdição da Universidad Columbia del Paraguay compreende, somente, o território da República del Paraguay.
    20. Qualquer eventual alteração das informações pessoais prestadas através deste formulário, deverá ser impreterivelmente comunicada por e-mail para: secretaria@institutoideia.org.
    21. Toda comunicação, referente ao processo de defesa em suas distintas etapas, será exclusivamente realizada por e-mail.  Portanto, no ato da inscrição no processo de defesa, o aluno deve disponibilizar email atualizado.
    22. O INSTITUTO IDEIA INTERNACIONAL objetiva prestar o melhor serviço, garantindo que tudo ocorra regularmente, com seu processo de Defesa de Dissertação ou Tese. Assim, em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe através do telefone (21) 2018-5927 opção 1 – Atendimento ou para o email secretaria@institutoideia.org, para que possamos auxiliá-lo (a)!
    23. Os casos omissos serão decididos pelo Conselho Deliberativo do Instituto Ideia Internacional.

INSCRIÇÃO

INSCRIÇÕES EM BREVE!

plugins premium WordPress